top of page
Buscar
  • Foto do escritorEQUILÍBRIO NUTRICIONAL

ALHO X IMUNIDADE


Alimento que está presente em muitas preparações, na casa da maioria das pessoas, além de baixo custo!


O alho é um dos alimentos que tem uma excelente ação para fortalecer nossas defesas, é antibactericida, antifúngico e antiviral. Além de ajudar na diminuição da pressão arterial, controle glicêmico e redução de LDL colesterol.


Contém vitamina A, B1,B2, C e minerais, como cálcio, enxofre, iodo, magnésio, selênio e zinco.

Os estudos demonstram que seus benefícios para imunidade e cardiovasculares, requerem uma dose diária média entre 600 a 900 mg, fornecendo aproximadamente 3,6 a 5,5mg de alicina (princípio ativo do alho). Isto corresponde a 1 dente grande ou 2 pequenos de alho.


A melhor forma de consumir o alho é picar, triturar ou amassar o alho cru e deixar 10 minutos de repouso antes do preparo. Este tempo é o suficiente para que a enzima allinase faça a conversão de aliina (aminoácido sulfurado) em alicina.


Quando o alho é exposto ao calor há uma redução da atividade da enzima aliinase, e consequentemente uma perda das atividades funcionais do alho.


Para melhorar o consumo do alho cru, misture no azeite de oliva extra virgem e ervas. Assim pode temperar suas saladas e legumes.

Conservas caseiras de alho picado, pode ser outra dica.

Pastas de alho caseira e armazenadas em refrigeração mantém também suas propriedades.

Ou misture no mel e adicione a infusões de chás, como gengibre, agrião, limão e laranja.


Sem dúvida, para fortalecer sua imunidade, a alimentação como um todo deve ser composta de alimentos naturais e com alta densidade nutricional, e o alho é um dos alimentos que não pode faltar!


Exercícios físicos, hidratação, boa qualidade de sono e controle de estresse também devem ser considerados!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page