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Benefícios do Chocolate à Saúde


O chocolate é um alimento de origem vegetal, obtido pela mistura extraídas da semente do cacau (Theobromo cacao): o liquor (obtido pelo refino da massa de cacau), a manteiga de cacau dentre outros ingredientes outros ingredientes, como o açúcar, o leite.

Em relação à composição nutricional, o cacau apresenta cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês e selênio, além de ser uma importante fonte de compostos fenólicos.

Quanto mais liquor que está presente no cacau, maior quantidade de polifenóis!

Particularmente em relação ao teor de lipídios, que estão presentes na manteiga de cacau, encontra-se uma mistura de ácidos graxos saturados e monoinsaturados.

O chocolate amargo tem mais flavonóides (1 barra = 40 mg de flavonoides) que qualquer outro alimento rico em antioxidantes como vinho tinto e chá verde e preto.

Hoje, a fabricação do chocolate acontece de várias formas e a produção chega a utilizar 3 milhões de toneladas de sementes de cacau. No entanto, atualmente existe uma tendência para o consumo em todo o mundo do cacau “in natura“, ao invés do chocolate. Isso parece ocorrer devido aos seus prováveis benefícios para a nossa saúde.


BENEFÍCIOS À SAÚDE

Estudos recentes têm mostrado que o chocolate amargo (+ 70 % de cacau), oferece potentes benefícios para a saúde.

Ele é rico em polifenóis e dentre eles o mais importante - os flavonóides, principalmente epicatequina e procianidinas, que são antioxidantes que ajudam a proteger contra:

  • Estresse oxidativo;

  • Protegem os vasos sanguíneos, combate hipertensão (vasodilator), diminui risco de Doenças Cardio Vasculares, por isso é um cardioprotetor;

  • Doenças inflamatórias;

  • Hiperglicemia;

  • Resistência insulínica;

  • Preveni câncer, por ter ação antioxidante;

  • Calmante e relaxante = promove sensação de prazer e bem estar, melhora humor por aumentar os níveis de serotonina no cérebro, dopamina, ocitocitina e endorfinas;

  • Melhora foco, memória e energia, por conter cafeína, teobromina que melhoram o fluxo sanguíneo cerebral;

  • Ajuda no tratamento de Depressão, TPM, ansiedade, por aumentar a síntese de serotonina, dopaminas, endorfinas;

  • Na estética ele auxilia a hidratação e rejuvenescimento de pele. Torna a pele mais flexível, pela sua ação antioxidante e calmante;

  • Óleo essencial de cacau controla a ansiedade e o estresse, regula o apetite, traz a sensação de saciedade e previne a compulsão alimentar. O aroma do cacau age diretamente no cérebro, diminuindo os níveis do hormônio grelina.


CACAU X ACNE

O chocolate ao leite sim, piora a acne por ter lácteos e altos índices glicêmicos, por conta do açúcar, sendo assim um alimento inflamatório.

O que não acontece com o chocolate amargo, que pode até melhorar, se consumido com moderação.


POR QUE O CHOCOLATE VICIA?

Esse alimento possui algumas substâncias viciantes, uma delas é a anandamina (molécula da felicidade) neurotransmissor atinge as mesmas estruturas cerebrais acionadas pelo ingrediente ativo da maconha, outra é o neurotransmissor encefalina que tem efeito opioide.

O chocolate também vicia por conter cafeína e a teobromina.

  • Chocolate amargo (100g): 15 mg a 70 mg de cafeína;

  • Chocolate ao leite (100g): 3mg a 30mg;

  • Cacau em pó (100g): 3 mg a 50mg;

  • 1 xícara de café expresso (30ml) tem 64 mg de cafeína;

  • 1 xícara de café coado (30ml) tem 21,5 mg de cafeína;

Há pesquisas que relatam basta 1 barra de chocolate pode produzir uma sensação leve de bem estar e prazer, o suficiente para viciar o consumidor a sempre querer ingerir este tipo de alimento.

A ESCOLHA CERTA

Tabela 1: Informações nutricionais contidas na embalagem dos chocolates

*não informado



O chocolate mais amargo tem mais proteína, menos açúcar e mais gorduras boas.

Calorias quase iguais.


CONSUMA COM MODERAÇÃO

Os estudos recomendam no máximo 30 a 50g /dia. Para obter todos os benefícios à saúde.


SINTOMAS DO EXCESSO DE CHOCOLATE

Entre os principais riscos à saúde apontados pelos especialistas quando o chocolate é consumido em demasia temos:

  • Diarreia;

  • Azia;

  • Agitação;

  • Insônia;

  • Aumento de peso;

  • Formação de cálculos renais;

  • Dor de cabeça;

  • Dilatação das veias cerebrais;

  • Diminuição da absorção de cálcio e ferro;

  • Sobrecarga Hepática: com enjoos, vômitos, tontura e cansaço.


OPÇÕES SEM LEITE

  • Chocolife;

  • Chocosoy;

  • Nutrawell;

  • Essential Nutrition;

  • Genevy;

  • Java;

  • Nibs de cacau.

DICA NUTRICIONAL

  • Combine o chocolate com uma fruta;

  • Saboreie, deguste, chupe o chocolate;

  • Compre barras pequenas, ou já divida nas quantidades certas ao dia.

CONTRAINDICAÇÃO

Pessoas alérgicas ou intolerantes ao cacau.


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